O planejamento estratégico da Marborges possui como eixo central os fundamentos da Economia Circular: desmaterialização ou redução do uso de insumos na produção, manutenção do valor e aproveitamento de todo o potencial de uma matéria-prima ou produto e qualidade por maior tempo.

Economia Circular é um conceito relativamente novo e que aponta para uma tendência inovadora na forma de produzir. Na economia circular, diferente do modo tradicional de produção, todos os resíduos viram insumos para outros usos e cadeias em vez de serem descartados.

Conceber um novo produto requer um novo modelo econômico, envolvendo “do berço ao berço”, ou seja, os elementos de um sistema retornam ao sistema, alimentando um ciclo de manutenção de valor por maior tempo. Por exemplo, a poda da folhagem das palmeiras na lavoura é utilizada como adubo da própria espécie.

No processo produtivo, os cachos podem se transformar em um componente de ração animal ou fonte de biomassa para a geração de energia.

Dessa forma, todos os coprodutos se integram, favorecendo o ambiente e o desenvolvimento pleno do negócio.

A otimização dos processos produtivos na lógica da economia circular gera três grandes benefícios:

  • O aumento da vida útil de cada produto dentro de um ciclo e sua inclusão em outras cadeias – com associação com outras empresas e negócios;
  • Agregação de valor a cada fase da produção;
  • Aperfeiçoamento do design de produção para garantir o reaproveitamento máximo de cada coproduto.

Outro importante aspecto desse modelo é o caminho da autossuficiência e perpetuidade dos negócios da Marborges.

Refinaria da Marborges – Foto: Atacama Audiovisual