Um bom negócio só acontece quando todas as partes envolvidas saem satisfeitas. Esse é o princípio que fundamenta a relação da Marborges com os produtores locais.

A empresa mantém uma parceria de longa data com pequenos produtores rurais do Pará para a produção da palma.

Assim, além de obter sua matéria-prima dos palmares próprios, a empresa incentiva a agricultura familiar, oferecendo capacitação, apoio técnico e principalmente absorvendo a sua oferta.

Essa é uma relação de mão dupla e que proporciona benefícios para as duas partes. De um lado, os pequenos produtores têm um cliente garantido, já que a Marborges se compromete com a compra de sua produção. De outro lado, a empresa consegue suprir a sua necessidade de insumos para a extração do óleo de palma e palmiste, aumentando a sua capacidade produtiva.

Essa parceria é motivo de orgulho para a Marborges porque mostrou ser uma ferramenta para o desenvolvimento da agricultura familiar no Pará e para o próprio crescimento da empresa.

O casal Naziazeno Ribeiro Filho, 63 anos, e Maria Raimunda Ribeiro, 54 anos, tem um cultivo de 10 hectares de palma, cuja produção é toda comprada pela Marborges.

Eles fazem parte de uma unidade de agricultura familiar que viu uma expressiva melhora em sua condição de vida ao trabalhar em parceria com a Marborges. Pais de 8 filhos, sendo que sete são funcionários da Marborges, os dois colhem, em média, 2.000 cachos por semana.

A transformação pode ser percebida na chegada à propriedade. A casa da família, de madeira, está sendo transferida para outra de alvenaria.

“Trabalhamos no plantio de palma todos os dias, das 5h30 às 10h30, porque depois desse horário o sol castiga muito, não dá para tolerar. Por isso começamos cedo”, conta o lavrador que faz o transporte dos cachos colhidos, com a ajuda de um búfalo, no carreamento.

A Marborges, além de comprar a produção do casal, dá assistência técnica para o manejo da cultura.

“Entendemos agora que isso aqui é um negócio que dura muitos anos, 20, 25. E temos para quem vender o que produzimos. Porque esse aqui não é um produto que se vende na feira, é difícil achar comprador. Com essa parceria com a Marborges, o dia de hoje, e de amanhã, já está garantido”, explica o agricultor.

“Nosso ponto forte em relação ao mercado é a relação direta com os produtores rurais, criando parcerias duradouras e gerando confiança. Buscamos trabalhar com pessoas da região. Dentro dessa lógica de melhoria local, desenvolvemos trabalhos em parceria com diversos núcleos de agricultores familiares”, afirma Antonio José de Abreu Pina, diretor Agrícola da Marborges.

Essa relação, pautada pela confiança, transparência e respeito, promove prosperidade e agrega valor para todos.

Colaboradores da Marborges – Foto: André Ramos